quinta-feira, 6 de março de 2008

NINGUÉM GOSTA DA LUA !


Naquela noite, a Lua levantou-se mal disposta. Pôs as mãos na cintura e protestou:
- Chega! Já chega! Estou faaaaaaarta!!!!
Choramingou tanto,tanto, que acabou por acordar a Noite, que dormia.
-Que algazarra! - disse a Noite escura bocejando. - Se continuas com isso, em vez de ajudares as crianças a adormecer, vais acabar por acordá-las! Mas não estejas triste! O teu trabalho é muito agradável: vês como vai o mundo e se as crianças se portam bem, deitadas nas suas caminhas.
A Lua baixou os olhos tristemente.
- Estou farta de que não gostem de mim. Quando ele nasce, toda a gente olha para o Sol! Mas quando tu desces o teu grande casaco azul e eu apareço...
-Sim, o que acontece? - perguntou a Noite, encolhendo os ombros.
-Acontece que nem me dizem boa noite!
A Noite aclarou a garganta.
- Talvez os adultos te esqueçam, mas quando chegas, as crianças, essas, recebem-te como se fosses uma princesa! Quando chegas, elas exclamam: "Olha, é a Lua!"
- Oooooh....- suspirou a Lua, que, decididamente, naquela noite não tinha vontade de brilhar. - Nos dias que estou bem cheia, elas até me confundem com... com um candieiro!
E a Lua continuava a choramingar.
- Ninguém sabe como eu trabalho... As próprias crianças pensam que não sirvo para nada. Quando me desenham é mesmo ao cantinho da folha, e a dormir! Mas eu nunca durmo! Olho por elas enquanto dormem. Às vezes até lhes faço uma festinha, mas elas só sentem uma comichãozinha na testa e não imaginam que sou eu!
A Noite ouvia atentamente.
- Também a mim me vêem sempre a dormir. Diz-se "Nasce o dia" e " Cai a noite" , como se eu caísse em cima do mundo. Mas não é verdade! Sou muitíssimo útil. Sem mim, as pessoas esgotariam as forças a correr ao longo do dia, sem parar nem um segundo. Graças a mim ( e a Noite inchou o peito), as pessoas recuperam energia durante a noite e podem tornar a brincar no dia seguinte!
- Não há ninguém como eu - realçou a Lua - para fazer crescer as flores, as sementes e também as crianças! Eu protejo-as,embalo-as, e é durante o sono que elas crescem.
A Noite prosseguiu:
- É verdade. Nada pára durante a noite. Tudo continua, mas mais baixinho. O sangue que circula nas veias, as flores que continuam a respirar, as borboletas qu batem as asas...
A Lua abanou a sua grande cabeça redonda.
- Por que é que as crianças protestam no momento de irem para a cama? Fico tão triste! Por vezes, ouço-as dizer: "Não,mamã! Não quero ir para a cama!"
A Lua calou-se e a Noite calou-se também. Ambas sonhavam com um dia próximo, em que as crianças as desenhassem bem no meio da folha e diriam: "Que bom! São horas de ir para a cama! Depressa, mamã! Quero ouvir a minha amiga Lua cantar-me uma canção de embalar..."
E a Lua e a Noite sorriam no grande céu azul, pensando nesse dia feliz em que as crianças iriam saborear a doçura da Noite e o calor da Lua.

História publicada - http://historiasparaosmaispequeninos.wordpress.com

Sem comentários:

Enviar um comentário


"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” disse Antoine de Saint-Exupéry.

Grata pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dar-me um pouco do seu tempo, deixando um pouco de si através da sua mensagem.