sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A TRICANA, A PITANGUINHA E EU


A Tricana, a Pitanguinha e eu... no dia em que nos conhecemos, aqui na minha cidade. Amei conhecê-la. Se já tinhamos afectuosos laços virtuais, nesse dia a realidade, ternamente, aumentou esses laços.


A Tricana de Coimbra, sentada, com o cântaro pousado e as chinelas soltas pelo chão, parece descansar um pouco antes de voltar às suas lides, de levar água para vender na estação dos combóios, nas casas dos senhores ricos...Graciosa, de porte altivo, mulher de trabalho desafiando a vida.
Tricana que seduzia... ou se deixava seduzir pelos estudantes.


Estátua de bronze da autoria de Alves André, inaugurada em Dezembro de 2008 no larguinho que fica mais ou menos a meio da rua de Quebra Costas, bem pertinho da Sé Velha e do Arco de Almedina.


Obrigada,Pitanguinha, por esse dia e pela tua amizade.

Imagem: Outubro de 2009

6 comentários:

  1. Minha querida amiga! Que demonstração de afeto me deixaste aqui! Na verdade tres tricanas de alma e coração. A de verde, hoje , metade do que aparece na foto por razões mais do que desculpáveis e das quais nem fazia ideia na época, lembras? Olha, acabo de chegar de um jantar e ouvir fados de Coimbra e depois...bem depois confundiu-se tudo e isso ainda vai virar um post.

    Um dia, que não há de estar muito longe, ainda nos encontramos outra vez.

    beijos da Pitanga (Mila)

    ResponderEliminar
  2. __________________________________

    Que encontro mais feliz! Está explicito na foto o carinho de uma sincera amizade...

    Quem dera um dia pudesse conhece-la!


    Beijos de luz e o meu sincero carinho...

    __________________________________

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Que encanto de blog é o seu, estas estrelas caindo da uma paz, passeio muito aqui, atraves dos seus textos e fotos. Vou voltar

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Maripa

    Uma linda foto para ilustrar uma linda amizade. Fico muito feliz por vocês duas que se encontraram, mais que isso, que se "acharam" neste imenso mundo.
    Estive por poucos dias em sua cidade, já lá se vão muitos anos e, acredite, para sempre lembrar. Não havia ainda a linda Tricana. Acho que levou bem uns dez anos para que ela chegasse a essa pracinha.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. *
    que linda a Tricana,
    como a Leonor,
    descalça vai para a fonte,
    juntamente com a
    fresca Mila Pitanga,
    e uma Anfitriã Menina
    de Capuchinho Vermelho . . .
    ,
    conchinhas floridas, deixo,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  6. menina

    só agora ao reler os teus postes deparo-me com a menina e a mila do0 pitanga.

    beijinhos a ambas

    ResponderEliminar


"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” disse Antoine de Saint-Exupéry.

Grata pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dar-me um pouco do seu tempo, deixando um pouco de si através da sua mensagem.