sexta-feira, 3 de julho de 2015

QUANDO A MANHÃ NASCER






Para caminhar para além do horizonte
não posso esquecer nem abandonar
nada do que me enterneceu e deu força.

Os amores   as marés   as flores    os sóis   os luares
todos os silêncios e falares que peregrinaram comigo.

Se houver degraus começarei, já hoje,
a subi-los um a um até alcançar a nuvem
onde possa repousar da íngreme escalada.
No azul-negro, estrelas lanternas, vão luzir,
e o meu dormitar será um dormir a sono solto
impregnado de aromas a desabrochar na lonjura.

E quando a madrugada se erguer nas asas do sol,
na hora do lado de cá do vento, no instante  
em que a medida do tempo me colheu,
o firmamento será um lago e o mar uma pintura.

E quando a manhã nascer
o horizonte será essa manhã
                                                   que sonhei para ser eu.



Maripa

Pinturas: Yuliya Glavnaya








15 comentários:

  1. Nós mulheres sempre circulando, girando apaixonadas ao redor do sol. Um poema muito feminino. Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Andrea

      O sol que nos aquece e dá vida. Se nos faltar que será de nós?

      Beijinho amigo.

      Eliminar
  2. Gostei imenso do seu poema.
    Do princípio ao fim.
    Parabéns pelo talento poético que as suas palavras revelam.
    Saudações poéticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Jaime

      Bem haja pela visita e pela gentileza das palavras.

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Querida Maripa, os seus poemas sempre me comovem.
    Que esta sua escalada seja doce e serena, embora firme.

    um beijinho com admiração


    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me de mencionar a beleaz das pinturas que escolheu.

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem haja por tudo, pelos desejos, palavras e sobretudo pela amizade que me transmite.

      Beijinho, querida Fê.

      Eliminar
  5. tanta ternura e sabedoria nestas palavras feitas poema.
    comoveu-me, menina dos cabelos de prata.
    as imagens também estão muito bem escolhidas.
    beijo
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que a tua doçura me comove? Estás há tanto tempo comigo...

      Beijinhos,minha flor.

      Eliminar
  6. Fazer de cada manhã um horizonte é quase um lema de vida...
    Gostei do poema. Um beijo, Amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viver e agradecer cada dia que passa é o meu lema, minha Amiga.
      Enquanto eu puder vir aqui "falar"posso considerar-me uma pessoa com sorte...

      Beijo carinhoso.

      Eliminar
  7. O mar será sempre uma eterna pintura, toda ela turbilhão ou serenidade à semelhança das nossas vidas.

    Gostei muito de a ler.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Bem haja pelas suas palavras gentis e pela visita.

      O mar , com o seu vai e vem, assemelha-.se á nossas vidas,como muito bem diz.
      E seja pintura ou realidade penso que vive , um pouco ou muito, dentro de nós. Para meu consolo tenho sempre o mar dentro de mim.

      Beijinho amigo.

      Eliminar

    2. Bem haja pelas suas palavras gentis e pela visita.

      O mar , com o seu vai e vem, assemelha-.se á nossas vidas,como muito bem diz.
      E seja pintura ou realidade penso que vive , um pouco ou muito, dentro de nós. Para meu consolo tenho sempre o mar dentro de mim.

      Beijinho amigo.

      Eliminar
  8. Olá, Maripa.
    "Para caminhar para além do horizonte
    não posso esquecer nem abandonar
    nada do que me enterneceu e deu força" - o desejo de levar connosco o que foi amado e nos fez feliz.
    "meu dormitar será um dormir a sono solto
    impregnado de aromas a desabrochar na lonjura" - o descanso sereno de quem está em sossego.
    Porque será que, neste poema, tudo me parece aludir à última(?) viagem?
    Emocionei-me. entendi-o como um desejo meu. Também eu, gostaria de levar comigo tudo o que me enterneceu e deu força.
    bjn amg

    ResponderEliminar


"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” disse Antoine de Saint-Exupéry.

Grata pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dar-me um pouco do seu tempo, deixando um pouco de si através da sua mensagem.