segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

" O ABRAÇO..."



"Diz-se que o nosso corpo tem a forma de um abraço.Talvez por isso a tarefa de abraçar seja tão simples, mesmo quando temos de percorrer um longo caminho.  (...) Os abraços são a arquitetura íntima da vida, o seu desenho invisível, mas absolutamente presente; são plenitude consentida ao desejo e memória que revitaliza. Todos nos reconhecemos aí:em abraços quotidianos e extraordinários, abraços dramáticos ou transparentes, abraços alagados de lágrimas ou em puro júbilo, abraços de próximos ou de distantes, abraços fraternos ou enamorados, abraços repetidos ou, porventura, naquele único e idealizado abraço que nunca chegou a acontecer mas a que voltamos interiormente vezes sem conta.
No princípio era o abraço, se pensarmos no colo que nos nutriu na primeira infância. Essa foi , para a maioria de nós, a primeira e reconfortante forma de comunicação. Mas a necessidade de um abraço acompanha a nossa existência até ao fim. O abraço é uma longa conversa que acontece sem palavras. Tudo o que tem de ser dito soletra-se no silêncio, e ocorre isto que é tão precioso e afinal tão raro: sem defesas, um coração coloca-se à escuta de outro coração.  (...)"


José Tolentino Mendonça 

 Excerto da crónica do J.Expresso " Que coisas são as nuvens"

Imagens:Google








8 comentários:

  1. O abraço nem precisa de palavras, mas as do autor explicam isso muito bem.
    Boa semana, Maripa.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há momentos em que um só abraço é tudo o que mais precisamos.

      Bem haja pela presença. Boa semana também para si, Jaime,
      e
      um abraço.

      Eliminar
  2. E como não ficar para esse abraço ? Sinta-se enlaçada! Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Andrea querida e amiga, Bem haja pelo seu abraço.
      Senti o seu calor!

      Beijo com carinho.

      Eliminar
  3. O abraço:o lugar onde aceitamos ser felizes sem impor condições... Gostei muito do texto do José Tolentino de Mendonça de quem sou fã.
    Beijos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abraço, lugar de todas as ternuras e esperanças,
      [ mata-se a sede e a fome somente com um abraço...]

      Beijinho, querida amiga.

      Eliminar
  4. Tão bela esta definição de abraço.

    Querida Maripa o meu abraço para si com ternura.

    ResponderEliminar
  5. Olá, querida Maripa.
    Como tem passado? Bastava um poema aqui, para saber de si.
    Bonito dissertar acerca do abraço, esse enlear de braços e de corações ou almas que reconforta, que faz sair de nós o desabafo calado, que nos leva à lágrima ou ao riso franco, sem pudor.
    Às vezes faz tanta falta esse abraço. Quando terá sido o último? Abraço honesto com os braços que o deram, honesto com a alma que o queria receber...

    Com um abraço, sem braços mas com alma, me despeço.
    ;)

    ResponderEliminar


"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” disse Antoine de Saint-Exupéry.

Grata pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dar-me um pouco do seu tempo, deixando um pouco de si através da sua mensagem.