quinta-feira, 16 de setembro de 2021

PEREGRINA DA VIDA

 



Peregrina da vida

 

Peregrina da vida

no limiar da passagem

para a outra margem.

 

Senhora do seu norte e do seu sul,

dona de um coração desalinhado,

batendo descompassado.

 

Habitada por tremores internos

- visitas que vieram para ficar -

culpados de noites mal dormidas

e descidas aos infernos.

 

Se pudesse exorcizar as tremuras

e todas as outras amarguras...

 

Caminho longo

o desta peregrina cansada,

bem perto da outra margem.

 

Rosto voltado ao infinito,

olhos fechados, ouve ao longe,

anjos a cantar em tom dolente.

 

O vento já desfolha as árvores e

o outono canta: está para chegar

a peregrina que gostava de ter

chuva de rosas no seu poente.

 

É vida ainda, quando nesta margem,

 ...de olhos fechados se pode sonhar.

Maripa



Ernesto Cortazar - Autumn rose

Imagem gif: Pinterest

9 comentários:

  1. a passagem pela vida, pela uma vida que pensamos única, enquanto terrena e na perspetiva de uma outra dimensão é repleta de espinhos e de contratempos, por isso, a peregrinação, por vezes cansada, é muitas vezes caraterizada por um caminhar tortuoso, embora com muitos momentos felizes que constituem a felicidade maior de uma existência que pensamos breve!

    que nos sejam largas as avenidas soalheiras e que nos sejam escassas as veredas também!

    até nas veredas existem também buganvílias rente aos muros que nos fazem sorrir e que nos são colírio para a íris!

    um beijo meu e um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Somos todos visitantes deste tempo, deste lugar.Estamos só de passagem. Nosso objetivo é observar,crescer e amar... depois voltamos para casa." É apenas um provérbio aborígene. Eu acrescentava "aprender", porque é com o mau e com o bom que vamos vivendo e aprendendo...e se tivermos a sorte de enxergar as buganvílias,vamos sorrir e ficar com os olhos brilhantes.

      Um abraço enorme para o meu querido Amigo.

      Eliminar
  2. Minha querida amiga Maripa,
    o cair da folha, sempre nos torna melancólicas, e tudo passa a ser mais intenso e sofrido.
    Um poema tão profundo e comovente, que as palavras não me chegam, só um sentido e apertado abraço, poderia de algum modo, suavizar o seu sentir.
    Mas o sonho permanece, e nele juntamos as nossas almas.

    Beijinho enorme e comovido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Fê,
      quase todos nós temos os nossos momentos de melancolia e tristeza. A vida é mesmo assim, feita de pedaços ruins que deixam cicatrizes. Quando estamos mais frágéis, reabrem sem pedir permissão.

      Recebo o seu abraço com muito carinho e retribuo o beijinho enorme.
      Tudo de bom, minha Amiga.


      Eliminar
  3. Peregrinos da vida, levamos na bagagem todas as nossas emoções, as nossas angústias, as nossas alegrias. Há que ter a coragem para levar a vida com todos os sonhos atrás.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Levamos sim, minha Amiga.
      Ainda tenho um bocadinho de coragem, mas as forças vão-me faltando. Os anos são muitos e já pesam demais.
      Vou-me contentando com um pequenino sonho de cada vez!

      Um abraço amigo, saúde e tranquilidade.

      Eliminar
  4. Boa Tardinha de serenidade,querida amiga Maripa!
    Música suave e na sua delicadeza costumeira, amiga.
    "
    Se pudesse exorcizar as tremuras
    e todas as outras amarguras"...

    Ah! Se pudéssemos, minha flor!

    "A peregrina que gostava de ter
    chuva de rosas no seu poente."

    Graciosidade, enlevo e beleza em seu poema tão formoso por si só. Lê a essência da sua alma bela.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho de gratidão


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Roselia, as suas palavras são sempre cheias de gentileza e serenidade!
      Bem haja por ter um tempinho para me visitar e por me chamar de "minha flor! Amei!

      Receber os seus desejos de dias abençoados, dão-me ânimo.

      Um abraço grande de gratidão. Desejo-lhe tudo de bom!

      Eliminar
  5. Querida Roselia, só hoje respondi ao seu comentário do post anterior.Claro que pode levar os versinhos do meu Blog! Ficam muito bem entregues e só tenho que agradecer.

    Abraço muito amigo.

    ResponderEliminar


"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” disse Antoine de Saint-Exupéry.

Grata pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dar-me um pouco do seu tempo, deixando um pouco de si através da sua mensagem.