quinta-feira, 12 de agosto de 2021

CANÇÃO DA MINHA TRISTEZA

 





Canção da Minha Tristeza

 

Meu coração não está nas largas avenidas

nem repousa à tarde, para lá do rio.

Nada acontece. Nada. Nem, ao menos, tu

virás despentear os meus cabelos.

 

Nem, ao menos, tu, neste tempo de angústia

vens dizer o meu nome ou cobrir-me de beijos.

Ah, meu coração não está nas largas avenidas

nem repousa à tarde, para lá do rio.

 

A cidade enlouquece os meus olhos de pássaro.

Eu recuso as palavras. Sei o nome da chuva.

Quero amar-te, sim. Mas tu hoje não voltas.

Tu não virás, nunca mais, ó minha amiga.

 

Nada acontece. Nada. E eu procuro-te

por dentro da noite, com mãos de surpresa.

Meu coração não está nas largas avenidas

nem repousa à tarde, para lá do rio.

 

E tu, longe, longe. Onde estás meu amor,

que não vens despentear os meus cabelos?

Eu quero amar-te. Mas tu hoje não voltas.

Tu não virás, nunca mais, ó minha amiga.

 

Joaquim Pessoa, in 'Canções de Ex-Cravo e Malviver



Guitarra Triste

Guitarras : Domingos CaGmarinha e Santos Moreira

4 comentários:

  1. O amor numa despedida... A tristeza vivida e tudo parece tão pesado, sem sentido...
    Não conhecia o poema de Joaquim Pessoa, obrigada pela partilha...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  2. Nem, ao menos, tu, neste tempo de angústia

    vens dizer o meu nome ou cobrir-me de beijos.
    ...
    Nada acontece. Nada. E eu procuro-te

    por dentro da noite, com mãos de surpresa.

    Boa tardinha de paz, querida amiga Maripa!
    Um poema belíssimo, gostei de ler agora e sentir a aflição da saudade que parte o coração de quem a sente.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É,de facto, um poema belo e triste, de quem já nada espera. Apenas a procura de um coração onde mora a amargura e a saudade.

      Bem haja pela sua presença e carinho.
      Que a saúde, a paz e o amor a acompanhem sempre.
      Um abraço amigo.

      Eliminar


"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” disse Antoine de Saint-Exupéry.

Grata pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dar-me um pouco do seu tempo, deixando um pouco de si através da sua mensagem.