quarta-feira, 5 de março de 2008

FOLHAS DE HAIKAI


O HAIKAI (Haiku ou Haicai)



"O Haikai é mais que uma forma de poesia; é uma forma de ver o mundo. Cada Haikai capta um momento de experiência, um instante em que o simples subitamente revela a sua natureza interior e nos faz olhar de novo o observado, a natureza humana, a vida."

A. C. MISSIAS, poeta americano



O Haikai tem três versos curtos e expressa uma percepção da natureza. Capta o instantâneo, regista, enquadra, evoca. É uma forma de poesia breve. Exige uma atenção aos mais pequenos acontecimentos da Natureza.

Esta forma de poesia tornou-se popular no Japão durante a Idade Média. Apresenta 3 versos com, respectivamente, 5, 7, e 5 sílabas métricas japonesas ( a métrica japonesa assenta no elemento duração). No Ocidente, estas regras são mais difíceis de seguir, daí que o Haikai ocidental tenha adoptado formas mais livres.

Matsuo Basho (1644-1694) foi considerado o maior poeta japonês de Haikai.


Ao sol da manhã

uma gota de orvalho

precioso diamante.
Matsuo Basho


Já é Primavera

uma colina sem nome

sobe a névoa da manhã.
Matsuo Basho


Sem comentários:

Enviar um comentário


"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” disse Antoine de Saint-Exupéry.

Grata pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dar-me um pouco do seu tempo, deixando um pouco de si através da sua mensagem.